atividades para alunos pr-silábicos
Nesta página você encontrará atividades com vogais para serem usadas no
primeiro ano e nas séries iniciais. São atividades com desenhos para os
alunos pintarem após terminar de fazê-las.
primeiro ano e nas séries iniciais. São atividades com desenhos para os
alunos pintarem após terminar de fazê-las.
NÍVEL DA ESCRITA PRÉ-SILÁBICO:
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
QUANDO A CRIANÇA SE ENCONTRA NA HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA DE
ESCRITA PODEMOS TRABALHAR AS SEGUINTES ATIVIDADES:
ESCRITA PODEMOS TRABALHAR AS SEGUINTES ATIVIDADES:
- Desenhar e escrever o que desenhou;
- Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos,
utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc;
- Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia;
- Ter contato com diferentes portadores de textos;
- Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc;
- Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas,
jogos, etc;
jogos, etc;
- Conversar sobre a função da escrita;
- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou
dos amigos;
dos amigos;
- Bingo de letras;
- Produção oral de histórias;
- Escrita espontânea;
- Textos coletivos tendo o professor como escriba;
- Aumentar o repertório de letras;
- Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo.
- Comparar e relacionar palavras;
- Produzir textos de forma não convencional;
- Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever
seus nomes de acordo com sua possibilidade;
seus nomes de acordo com sua possibilidade;
- Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
- Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
- Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
- Completar palavras usando a letra inicial e final;
- Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos
na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.
na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.
★ Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes.
★ Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois,
o de cada colega, para que eles percebam que nomes
maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa.
o de cada colega, para que eles percebam que nomes
maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa.
★ Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética
ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos.
ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos.
★ Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória,
boliche, bingo etc.).
boliche, bingo etc.).
★ Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o
confronto dos nomes.
confronto dos nomes.
★ Confeccione junto a eles gráficos de colunas com
os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).
os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).
★ Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras
do universo dos alunos, tais como rótulos de
produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos,
palavras conhecidas etc.).
do universo dos alunos, tais como rótulos de
produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos,
palavras conhecidas etc.).
★ Após desenvolver esse trabalho em sala de aula,
aplique essas sugestões durante
a sondagem.
a sondagem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHhDX6lFXJwuVhyphenhyphengKuEwvPHORtN35KSY7CYue9BD30rF7G-d2Ywt3I5bxfg44x93Dp9gT6K-VoQqs_Au8_XokdCnInguCDGaLLzQY6rUKE4pHyW9uALwiwiI8fvSg7-wkYiIb84BNb7Ns/s400/Hip%C3%B3tese+de+escrita+pr%C3%A9-sil%C3%A1bica+-+Recorte+e+cole+a+letra+inicial+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzqXem8J2gnmVdSf4kYOtpgFoFCQ5lHsCVPQ5sGwMyUWLsmEUc0SJKTAj8RO37fA2JPwqVmljshUd0Z2UcxvIMfdArE88dVG0tpfHdvztWbhf3xLdNue0PcPA718UqLiqzBalDctn2ssQ/s400/Hip%C3%B3tese+de+escrita+pr%C3%A9-sil%C3%A1bica+-+Recorte+e+cole+a+letra+inicial+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbTzzKWEoz5noIB0qLh-oBuh0TzDm9WsGEzmDicAPsgbOetzojaebTTQHvZqmpFaO8F5EvL6LCnRvx9c3OHEs6DgnDOypSqslPxdRrLzlRPbUpuDP4L8n6H6E5oybPmMBd0eTQu7iJD-k/s400/Hip%C3%B3tese+de+escrita+pr%C3%A9-sil%C3%A1bica+-+Recorte+e+cole+a+letra+inicial+5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLbKoTKrJsFMNZTNEwsMWLZKQ0ZlzVOaJSoZEWqeVzLEN36xJLpwvo1JWuOUHTSskUg9Fo-dXyY-dqH9Emi43ShcGsHhaMPnES4rQ17yNaVSeVfmQu3IzR0WRIf6OSd9ihOBsHvfWP7xM/s400/Hip%C3%B3tese+de+escrita+pr%C3%A9-sil%C3%A1bica+-+Pinte+um+quadrado+para+cada+s%C3%ADlaba+e+coloque+a+letra+inicial+da+palavra+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2NMAAFjwEGiCfl_IPvMOT4MkDvwqD3DOqZOgj84WPZWppaizFzwmUfY1Zx0l9_Uve-ZoY3S-CUjH67s2gV6hvn40TyDaT3KN9ZAEbRQaARJ9I5HiRRcU7AaeFVcbbfYPIl2_wMxbddaI/s400/Hip%C3%B3tese+de+escrita+pr%C3%A9-sil%C3%A1bica+-+Pinte+a+primeira+letra+do+nome+da+figura.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPX6JH3OeagVoAHsDb_9gmKzEYWcY5Y1ATHBA61HANRMADqayOizggcdn-VWR9CHK-bYbMx91mwtzkqB_GqVG7p9R4YoZQqkNJ-3jetV76-F1OuUp9eoLHdBigmROLir2he1zvNQegJLo/s400/1l.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_hPAQYa5pE9HzHcn9S0swb6xEheRaiXsjlzjj2ylApXyf115qmYoJ_jdpd-SoCx7plgdk_2l0yNLYztOAT74GXexEWCvL1MUG7fIv4BHFrDhAQqrOnuiEaoPI9AdNMrgX0WEKOO1VqEDI/s400/AVALIA%C3%87%C3%83O10011.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkmCdUh6IsSI8pNwNuDYpGViK_empSVVy95CAcSmg6-SbHp-ujufCHwbRFf37fGvjp4vmU-0VLL8ITgFIKRHPz8qw6OOeKm8HVkFTXiCk47HImF-67F1yOD07GKwQVrwn2CypNnjfCZXY/s400/lista+de+brinq.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKBb19l5j0xR1sIoGAjqQ7desmn9fNxXh_aktzTD1Jx8iBCJsTrIegkQq44zRAfpzCRLTyVP9E30nAf58ivNTEjZK4pyASBVdNvAP7yQzG_RPTSB1HSw4Ul2CI90InJk2Hr6U57vPeoqo/s400/voga1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoEJQzFYsIhJZYTVW40i6VPy7q4JOvAKlf8fBDNJeldwrQ4EhGnrivv0mVglDR7fL1LuVSdIlDKaybafsfhsYLz-p0LBoT9J1_5JwwXfnBHpeX9Z2vfezPLAXyrRIQB-bWMmTwrOCDVUU/s400/Hip%C3%B3tese+de+escrita+pr%C3%A9-sil%C3%A1bica+-+Circule+a+letra+inicial+do+nome+da+figura.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWKnAmDEs7cGqly8Cee2ypmdyr1_19517UZUcpHtahOzsm0UtFUD_JmHZJibtVjaLGZ8zXh2j2LoJndV-iOBd42bYQyc5wOcd0vJNtcNT17-NiqS_o6A1huWwpcp5grmgiCzIBRcTeCgU/s640/75+Provas+testes+avalia%C3%A7%C3%B5es+1%C2%B0+ano+atividades+para+imprimir.png)
Atividades com Vogais
Complete o nome dos animais com as vogais corretas.
Atividades com Vogais
Circule as vogais que aparecem no meio das letras
Atividades com Vogais
Com que vogal começa os desenhos?
Atividades com Vogais
Complete as palavras com a letra, pinte a letra E, complete com vogais
e escreva o seu nome.
Atividades com Vogais
Complete as palavras com as vogais maiúsculas que estão faltando.
Atividades com Vogais
Complete as palavras abaixo com a letra correspondente.
Atividades Vogais
Pinte as vogais usando as legendas.
Atividades Vogais
Desenhando as vogais. Observe as palavras abaixo e risque com lápis as vogais encontradas.
Complete o quadro com as vogais que faltam.
Atividades Vogais
Circule o ônibus que está de lado.
Escreva a letra O dentro do ônibus.
Atividades Vogais
Preencha as letras do nosso alfabeto e pinte as vogais.
Procure em jornal ou revista as vogais e cole.
Atividades com as vogais
Complete com vogais o nome das frutas.
Atividades com as vogais
Ligue cada letra a figura que começa com o som da letra.
Atividades com as vogais
Pinte a letra inicial de cada desenho e depois pinte os desenhos da atividade.
Atividades com as vogais
Pinte as vogais seguindo a legenda.
Atividade com desenho do Mickey, Donald e Pateta.
Atividades com Vogais
Pinte somente os balões com vogais.
Atividades com as vogais
Coisas que começam com a vogal U.
Objetivo: relembrar vogais, identificar e diferenciar vogais, criar estratégias
organizacionais de tratamento de informações e escrever autonomamente
Devemos sempre valorizar o nome próprio da criança porque ele é integrante do "eu".
É muito importante trabalhar o nome de todas as crianças de diferentes formas, evitando apelidos, mesmo os carinhosos, como "fofo" , "lindinha" , "princesa" , "gatinho" e outros, pois a valorização do seu nome faz parte da construção da auto-estima da criança nessa fase.
Atividades sugeridas:
Ter sempre na sala um mural ou cartaz com o nome de todos os alunos, para que os alunos possam observar a sequência das letras.
Pedir que a criança escreva seu nome como ela souber nas atividades realizadas em sala.
Pedir que monte seu nome com o alfabeto móvel.
Confeccionar jogos com o nomes dos alunos: quebra-cabeças, bingos, cruzadinhas, caça-palavras, etc.
Classificar os nomes de acordo com o número de letras, sílabas, letra inicial e final.
Pesquisar com a família a origem do nome da criança.
Realizar atividades com rótulos cujo nome do produto tenha a mesma letra inicial que o nome da criança.
Criar dinâmicas com músicas, brincadeiras de roda e parlendas com o nome das crianças.
Crachás com o nome dos alunos desde o primeiro dia de aula.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoFdWXANv7tHpnRx2O0L6XVnzBT6Ut3BFiITXAKTluo-9UMcI-g2EeVOWfYsjNLZ4Zwfvnap5P3PQWqoZiuvmYYWuh_mvHOIbderM_JxjmuO31z4UJTdw_RiUT4Q9VhdKiiwjsSoKj05w/s1600/Identidade+Atividades+%252812%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZUknpZZ0Ze1CVP3v9aU6zN_TcMyYyCsdodt5sxppCf6oliWsGDZGNg6ZdNL0kPU0_SveJMJLOiSSLCpQOhzNiyFBJeXHj8leX85GSBLZpb2kB8w8FM1x3q3dJZYaECNf4h2NEYgOBV1Y/s320/crach%C3%A15.jpg)